‘‘Nunca duvide de um grupo de pessoas destinadas a mudar o mundo, pois no final das contas, talvez seja elas as únicas capazes de fazê-los. ’’

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS.
















A Capoeira vem conquistando espaço paulatinamente com o resgate da cultura Afro-brasileira.
No município de Feijó existe a cerca de onze anos; primeiro com o Grupo de Capoeira Senzala e, há dois anos e meio, com seu sucedâneo, a Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS, todo esse período sob a direção do Professor Antonio Carlos da Costa Lima - Babita.
A AFCS, através da Capoeira, exerce um trabalho social muito importante para a Comunidade: que é a orientação de crianças, adolescentes e jovens sobre drogas (lícitas e ilícitas), Violência, DST’s e Cidadania, pois é sabido que o esporte, seja ele qual for, conduzido e levado com responsabilidade e disciplina contribui sobremaneira para a formação do cidadão e da cidadã; transformando a realidade, melhorando a qualidade de vida e proporcionando o afastamento dessas pessoas do mundo das drogas e da prostituição.
A Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS com esse trabalho voluntário faz com que essas crianças, adolescentes e jovens tenham mais auto-estima, responsabilidade e interesse maior pelos estudos, mudando, para melhor, a forma de pensar e agir, transformando-os em futuros homens e mulheres de bem.
Com esse trabalho voluntário a AFCS conclama todos os segmentos da sociedade a se engajarem, contribuírem e somar esforços para conhecerem em profundidade os problemas que afetam essa parcela da população feijoense, principalmente os que vivem excluídos, pois se ficarmos indiferentes o custo social e financeiro torna-se muito elevado haja vista que esses problemas atingem também as famílias e gastar-se-á muito mais para promover a reintegração dos mesmos à sociedade.
A Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS reúne, de segunda-feira e sexta-feira, das 18h às 19h, crianças, adolescentes e jovens para aulas teóricas e práticas da Capoeira, além das acima citadas. Todos os domingos, das 17h às 19h, são realizadas Rodas de Capoeira no Contorno Beira-Rio, tornando-se atração no calendário cultural de Feijó, sob o comando do Professor Antonio Carlos da Costa Lima - Babita, um jovem que, com garra e superando todos os obstáculos que lhe são impostos, sacrificando inclusive sua vida pessoal e familiar, faz esse trabalho voluntário com o apoio de raríssimos empresários feijoenses.
A Associação Feijoense de Capoeira Senzala-AFCS é vinculada ao Grupo de Capoeira Senzala em Rio Branco-AC, sob supervisão do Professor Pavão que, por sua vez, é vinculada ao Grupo Senzala que existe há quarenta e oito anos, com sede em Brasília-DF, sob a direção do Mestre Amendoim que vem divulgando essa arte, esse esporte, essa dança por todo o Brasil e no exterior, tendo alunos em diversos países da América, Europa e Ásia e tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira, promover a inclusão social da população infanto-juvenil que está em situação de risco pessoal e social.

INSTITUTO FEIJÓ E CANAL FUTURA FECHAM PARCERIA.




O Instituto Feijó e o Canal Futura fecham parceria para a realização do projeto Maleta Futura.
O projeto Maleta Futura é uma ação de mobilização social, que reúne uma seleção de parte da produção televisiva do Futura de acordo com recortes temáticos, facilitando, assim, o trabalho das entidades que compõem as redes articuladas pelo canal em todo o Brasil.

Além da coletânea em DVD, as Maletas Futura possuem materiais complementares como um caderno de atividades montado especialmente para cada edição do projeto, com textos de apoio elaborados por consultores, sugestões de uso dos programas e outras fontes de pesquisa.

Fruto de ações de articulação com instituições de referência, que associam parte de seus conteúdos ao projeto, a Maleta Futura deve ser complementada pelos usuários, estimulando articulações entre comunidades e organizações, a partir das temáticas apresentadas.

Para o Presidente do IFA, Antonio Jarbas, a parceria será de suma importância, levando em consideração que o Canal Futura, com seu conteúdo, alcança crianças, jovens, famílias e trabalhadores. “Cria uma linguagem plural para abordar temas de importância e interesse coletivo. Fala de saúde, trabalho, juventude, educação, meio ambiente e cidadania. Um aliado do brasileiro na busca da construção de uma vida melhor”, observa.